sábado, 5 de janeiro de 2013

As contas da austeridade

Na zona onde eu vivo inauguraram, há cerca de 3 anos, um Centro Comercial. Não é nenhum Colombo ou Dolce Vita, mas, para as dimensões da minha cidade, pode ser considerado um bom Centro Comercial, com várias lojas, restaurantes, zonas para espetáculos, cinemas, etc.

Bem...era um bom Centro Comercial, agora as lojas estão todas a fechar! Já fecharam várias em 2012 e o arranque de 2013 trouxe consigo o fechamento de várias outras. Num dos andares já são mais as fechadas que abertas.

Mas vamos às contas! Cada loja que fecha significa:
  •     menos arrecadação de IVA
  •     menos arrecadação de IRC
  •     menos arrecadação de IRS
Além disso, algumas dezenas de funcionários vão para o desemprego, o que significa que temos que acrescentar, às contas do governo, os custos com subsídios de desemprego.

Alguns estabelecimentos apenas fecharam  mas outros abriram insolvências, que vão ajudar a entupir tribunais e que arrastam alguns credores para zonas também de limite da sobrevivência económica.

Indiretamente temos ainda a perda do poder de compra de todos esses ex-empregados e ex-empresários, o que levará a quebras nas lojas que ainda conseguem se aguentar! Por quanto mais tempo? Não se sabe, talvez umas semanas ou meses...

Obviamente que haveria ainda mais coisas a serem contabilizadas, mas eu não sou economista e nem percebo muito dessas coisas... 

Entretanto, aqueles que supostamente percebem muito disso fazem de conta que também não percebem... e lá vai o país num passo cada vez mais apressado em direção ao abismo.

Hoje um membro do governo veio dizer que o Tribunal Constitucional seria responsável pelo incumprimento das metas da Troika caso decidissem que o orçamento era inconstitucional!! Eu pensava que o governo é que seria responsável por fazer coisas que violam a Lei!!

Sinal dos tempos... já acusam previamente um Tribunal por querer fazer que as Leis sejam cumpridas! Quem desrespeita a Lei e provoca uma crise nunca antes vista tem o descaramento de dizer que a culpa é da Lei!!

Até quanto mais tempo vamos ter que aturar essa gente?

Sem comentários: