quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O que diria Salgueiro Maia?

Todos conhecem a frase do Salgueiro Maia sobre os estados capitalistas, os estados socialista e o estado a que chegamos! As vezes pergunto-me o que diria o "Capitão de Abril" se ainda fosse vivo... se visse o estado a que chegamos depois daquilo que ele e outros fizeram em 74.

Obviamente não me passa pela cabeça comparar uma ditadura com a nossa suposta democracia, mesmo a pior das democracias ainda é preferível à melhor das ditaduras.

Mas será que o estado a que chegamos é assim tão distante daquele a que Salgueiro Maia se referia? Temos um povo que vive entre os desesperados, os resignados, os desistentes e os beneficiados... o que também existia antes de 74.

Desesperados são todos os que vêem seus rendimentos minguarem cada vez que um ministro abre a boca para anunciar alguma nova medida, os que vão perdendo seus empregos, rendimentos até perderem a dignidade social e humana que todos merecemos; os resignados são alguns desses que desistem de tudo, vivem por inércia, num estado cada vez maior de alienação; os desistentes são aqueles que não desistem deles próprios, mas do país, indo buscar vida em outras paragens, tal como antes de 25 de Abril. Os beneficiados, bem, esses sempre existiram... banca, PPP's, patos bravos, carreiristas laranja ou rosa, mudaram apenas as moscas!

Não sei o que ainda é preciso acontecer para que as pessoas lembrem de uma outra frase do Salgueiro Maia, "SOMOS TODOS CAPITÃES"

Sem comentários: